quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Parada Cardiaca(drashirleydecampos.com)

Primeiros socorros/Emergência

PARADA CARDÍACA

07/08/2003


A parada cardíaca é definida como uma cessação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O cérebro, centro essencial do organismo, começa a morrer após cerca de três minutos privado de oxigênio.
O socorrista deverá identificar e corrigir de imediato a falha no sistema circulatório. Caso haja demora na recuperação da vítima, esta poderá sofrer lesões graves e irreversíveis.
A compressão torácica externa é eficiente na substituição dos batimentos do coração por dois motivos principais: primeiro, pelo fato do coração estar situado entre o osso esterno (que é móvel) e a coluna vertebral (que é fixa) e, segundo, porque o coração quando na posição de relaxamento, fica repleto de sangue. Portanto, o coração ao ser comprimido pelo osso esterno expulsa o sangue e depois, ao relaxar-se, novamente se infla, possibilitando uma circulação sangüínea suficiente para o suporte da vida.
Em caso de parada cardíaca, o socorrista deverá seguir as instruções abaixo:
1.      Posicione a vítima deitada sobre uma superfície plana e rígida;
2.      Verifique o pulso na artéria carótida (no pescoço) para certificar-se da ausência de batimentos cardíacos. Somente inicie a compressão torácica externa quando não houver pulso;
3.      Localize a borda das costelas e deslize os dedos da mão esquerda. Para o centro do tórax, identificando por apalpação o final do osso esterno (apêndice xifóide). Marque dois dedos a partir do final do osso esterno e posicione sua mão direita logo acima deste ponto, bem no meio do peito da vítima. Coloque a sua mão esquerda sobre a direita e inicie as compressões. A compressão cardíaca é produzida pela compressão vertical para baixo, exercida através de ambos os braços do socorrista, comprimindo o osso esterno sobre o coração da vítima.
A compressão torácica externa deve ser realizada com os braços esticados usando o peso do corpo do socorrista. Não esqueça que você deve realizar as compressões junto com a respiração de boca a boca. Se estiver socorrendo a vítima sozinho, dê dois sopros (ventilações) e faça quinze compressões, num ritmo de oitenta a cem compressões por minuto.
Se o socorro for em dupla, para cada ventilação dada pelo primeiro socorrista, o segundo deve executar cinco compressões (ritmo de 80 a 100 por minuto). Com dois socorristas, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) deve ser realizada com um socorrista posicionado de cada lado da vítima, podendo os mesmos, trocar de posição quando necessário, sem no entanto interromper a freqüência de cinco compressões por uma ventilação (5x1).
O pulso carotídeo deve ser apalpado periodicamente durante a realização da RCP, a fim de verificar se houve o retorno dos batimentos cardíacos. Verifique o pulso após o primeiro minuto de RCP e a cada poucos minutos desde então. Não demore mais que 5 segundos para verificar o pulso para não comprometer o ritmo das compressões.
A compressão e a descompressão devem ser ritmadas e de igual duração. A palma da mão do socorrista não deve ser retirada de sua posição sobre o osso esterno, porém a pressão sobre ela não precisa ser feita, de forma que possa retornar a sua posição normal.
Em crianças, a massagem cardíaca deve ser realizada com apenas uma das mãos posicionada sobre o meio do peito da vítima, no terço inferior do osso esterno.
No socorro de bebês, o socorrista deve apalpar o pulso na artéria braquial, e realizar a massagem cardíaca com apenas dois dedos. Comprimir o peito do bebê, um dedo abaixo da linha entre os mamilos.
Qualquer vítima inconsciente deverá ser colocada na posição de recuperação. Esta posição impede que a língua bloqueie a passagem do ar. O fato da cabeça permanecer numa posição ligeiramente mais baixa do que o resto do corpo, facilita a saída de líquidos da boca da vítima. Isto reduz o risco de aspiração de conteúdos gástricos. A cabeça e a região dorsal (coluna vertebral) devem ficar alinhadas, enquanto os membros dobrados mantêm o corpo apoiado em posição segura e confortável.
A complicações mais comuns produzidas por manobras inadequadas de RCP são as seguintes:
1.      A vítima não está posicionada sobre uma superfície rígida;
2.      A vítima não está em posição horizontal (se a cabeça está elevada, o fluxo sangüíneo cerebral ficará deficitário);
3.      As vias aéras não estão permeáveis;
4.      A boca ou máscara não está apropriadamente selada na vítima e o ar escapa;
5.      As narinas da vítima não estão fechadas;
6.      As mãos foram posicionadas incorretamente ou em local inadequado sobre o tórax;
7.      As compressões são muito profundas ou demasiadamente rápidas (não impulsionam volume sangüíneo adequado);
8.      A razão entre as ventilações e compressões é inadequada;
9.      A RCP deixa de ser executada por mais de 5 segundos (alto risco de lesão cerebral).
As manobras da RCP não são indicadas nas vítimas que encontram-se em fase terminal de uma condição irreversível e incurável, mas uma vez iniciada a RCP devemos mantê-la até que:
1.      Haja o retorno expontâneo da circulação (retorno do pulso). Continuar a ventilar;
2.      Haja o retorno da respiração e da circulação;
3.      Pessoal mais capacitado chegar ao local da ocorrência;
4.      Socorrista estiver completamente exausto e não conseguir realizar as manobras de ressuscitação.
RCP-LISTA DE CONSULTA
ADULTOS
CRIANÇAS
BEBÊS
Parada respiratória com pulso presente. Ventile a cada...
5 segundos
3 segundos
3 segundos
Parada cardíaca. Local da compressão...
Dois dedos acima do final do osso esterno
Como no adulto
Um dedo abaixo da linha entre os mamilos
Método da compressão sobre o esterno...
Duas mãos sobrepostas, com a palma de uma mão sobre o peito
Somente a palma de uma mão sobre o peito
Dois ou três dedos
Número de compressões por minuto...
80 - 100
80 – 100
100 – 120
Afundamento do esterno durante as compressões...
3,5 à 5 cm
2,5 à 3,5 cm
1,5 à 2 cm
Razão entre as compressões e as ventilações...
15 x 2
5 x 1
5 x 1
Contagem das compressões durante a RCP
1 e 2 e 3 e 4 e 5...15, ventile, ventile
1 e 2 e 3 e 4 e 5, ventile
1,2,3,4,5, ventile

Nenhum comentário:

Postar um comentário