Áreas de sobreposição dentro das normas para SBV/SAV em Pediatria, SAVC em adultos e ressuscitação neonatal
TABELA. Comparação das Manobras de Ressuscitação entre os Grupos de IdadeObserve que as recomendações poderão se sobrepor em locais onde distinções entre limites de idade e público alvo não são claras. Exemplos de áreas de sobreposição nas recomendações para adultos, crianças e recém – nascidos incluem:
• Relação compressão – ventilação de 15:2 versus 5:1 versus 3:1 e 2 dedos versus técnica de envolvimento do tórax – 2 polegares versus técnica de compressão com 1 mão versus 2 mãos
• Quando "telefonar primeiro" versus "telefonar rápido"
• Freqüência de compressões torácicas de aproximadamente 120 eventos por minuto para o recém nato na sala de parto versus mínimo de 100 compressões por minuto para o SBV de lactentes além do período neonatal e no atendimento pré – hospitalar versus aproximadamente 100 compressões por minuto para o SBV de crianças.
• Locais de checagem de pulso: carotídeo versus braquial versus femoral versus umbilical.
A maioria destas áreas de sobreposição é facilmente interpretada de acordo com o ambiente de treinamento e público alvo.
RCP / Respiração de resgate | Adulto e Crianças Mais Velhas | Crianças (Aproximadamente 1-8 anos de idade) | Lactentes (Menores de 1 ano de idade) | Neonato e Recentemente Nascido |
Estabelecer inconsciência e ativar o SME | ||||
Abrir vias aéreas (inclinação da cabeça e elevação do queixo ou elevação da mandíbula) | Inclinação da cabeça e elevação do queixo (se há trauma, use a elevação da mandíbula) | Inclinação da cabeça e elevação do queixo (se há trauma, use a elevação da mandíbula) | Inclinação da cabeça e elevação do queixo (se há trauma, use a elevação da mandíbula) | Inclinação da cabeça e elevação do queixo (se há trauma, use a elevação da mandíbula) |
Procurar pela respiração: (Olhar, Ouvir, Sentir) Se a vítima está respirando: coloque-a na posição de recuperação. Se a vítima não está respirando: ofereça 2 ventilações efetivas e lentas | ||||
Inicial Subseqüente Obstrução da via aérea por corpo estranho | 2 respirações efetivas, 2 segundos por respiração 12 respirações/min (aproximado) Compressões abdominais ou golpes no dorso e compressões torácicas | 2 respirações efetivas, 1 a 1½ segundo por respiração 20 respirações/min (aproximado) Compressões abdominais ou golpes no dorso e compressões torácicas | 2 respirações efetivas, 1 a 1½ segundo por respiração 20 respirações/min (aproximado) Golpes no dorso e compressões torácicas (Sem compressões abdominais) | 2 respirações efetivas, aproximadamente 1 segundo por respiração 30-60 respirações/min (aproximado) Golpes no dorso e compressões torácicas (Sem compressões abdominais) |
Sinais de Circulação: procurar por respiração normal, tosse ou movimento, pulso.* Se os sinais de circulação estão presentes: ofereça suporte ventilatório. Se os sinais de circulação estão ausentes, incie as compressões torácicas intercaladas com respirações | Checagem de pulso (Profissionais de saúde)*Carotídeo | (Profissionais de saúde)*Carotídeo | (Profissionais de saúde)*Braquial | (Profissionais de saúde)*Umbilical |
Pontos de referência para a compressão | Metade inferior do esterno | Metade inferior do esterno | Metade inferior do esterno (1 dedo abaixo da linha inter – mamária) | Metade inferior do esterno (1 dedo abaixo da linha inter – mamária) |
Método de compressão | Região hipotenar de 1 mão e a outra sobre a primeira | Região hipotenar de uma mão | Envolvimento do tórax – 2 polegares para 2 profissionais de saúde ou 2 dedos | Envolvimento do tórax – 2 polegares para 2 profissionais de saúde ou 2 dedos |
Profundidade da compressão | Aproximadamente 1½ a 2 pol. | Aproximadamente 1/3 a ½ da profundidade do tórax (1 a 1½ pol.) | Aproximadamente 1/3 a ½ da profundidade do tórax (½ a 1 pol.) | Aproximadamente 1/3 a ½ da profundidade do tórax |
Freqüência da compressão | Aproximadamente 100/min | Aproximadamente 100/min | No mínimo 100/min | Aproximadamente 120 eventos/min (90 compressões / 30 respirações) |
Relação compressão/ventilação | 15:2 (1 ou 2 socorristas, via aérea não protegida)5:1 (2 socorristas, via aérea protegida) | 5:1 (1 ou 2 socorristas) | 5:1 (1 ou 2 socorristas) | 3:1 (1 ou 2 socorristas) |
Resumo
A epidemiologia e sobrevida da parada cardiopulmonar pediátrica, suas prioridades, técnicas e seqüência de avaliações e intervenções diferem das dos adultos. As normas atuais estão sendo atualizadas após revisão extensa multinacional baseada em evidências e alguns anos de discussões. As áreas de controvérsia nas normas e recomendações atuais que foram feitas em consenso estão detalhadas. Há uma uniformidade nas normas recomendadas no momento pela AHA, Conselho Latino Americano de Ressuscitação, Fundação do Coração e Derrame do Canadá, Conselho Europeu de Ressuscitação, Conselho Australiano de Ressuscitação e Conselho de Ressuscitação da África do Sul. As diferenças existentes estão baseadas muito mais no local e preferências regionais, grupos de treinamento e hábitos do que em controvérsias científicas. Os problemas não resolvidos com potencial aplicação universal no futuro são analisados.
Apêndice
Lista de classes de recomendação para o SBV em Pediatria
Telefonar primeiro versus telefonar rápido: Indeterminada
Oferecer compressões torácicas ou respiração de resgate como "melhor do que nada": Classe II b
Uso de acessórios de barreira em crianças: Indeterminado
Duas versus 5 respirações iniciais: Indeterminado
Respiração boca – a – nariz: Classe II b
Profissionais de saúde deveriam ser treinados para oferecer ventilação bolsa-valva-máscara efetiva: Classe II a
O objetivo da ventilação é uma ventilação "fisiológica": Classe II a
A checagem de pulso não deveria ser ensinada a pessoas leigas: Classe II a
A técnica de envolvimento do tórax – 2 polegares seria mais indicada do que a técnica dos 2 dedos para profissionais de saúde em 2 socorristas para realizar RCP para lactentes: Classe II b
Relação compressão – ventilação universal: Indeterminada
ACD-RCP: Indeterminada
IAC-RCP: Indeterminada
Audio sugestivo para treinamento: Classe II a
Audio sugestivo para RCP: Classe II b
As habilidades complexas de desobstrução de corpo estranho em vítimas inconscientes não devem ser ensinadas a leigos: Classe II b
Compressões abdominais no lactente: Classe III
Finalização das manobras após 30 minutos a não ser em situações excepcionais: Classe II a
Nenhum comentário:
Postar um comentário